top of page

Projeto de Interiores


Quando você começa a usar as redes sociais como forma de divulgar o trabalho de arquitetura se percebe o quanto é desconhecido o trabalho do arquiteto, especialmente em relação a projetos de interiores.

O profissional da área de arquitetura faz projetos, não faz móveis planejados (como é muito questionado) e sim planeja o ambiente, fazendo os detalhamentos necessários para que o projeto seja executado.

Existem muitas etapas ligadas a um projeto de Arquitetura de Interiores, para dar início a um projeto é feito o levantamento do ambiente e também dos móveis existentes que serão aproveitados no projeto, caso necessário. Ainda antes de começar o projeto um Briefing é realizado, onde o arquiteto irá entender todas as vontades e necessidades que o cliente tem para o ambiente que será projetado.

Com o levantamento e o Briefing em mãos dá-se início ao projeto, a primeira etapa desta fase é o estudo do Layout, onde é possível ver em planta a melhor disposição do mobiliário, em alguns casos é possível ver também o estudo de ambientes com divisórias ou não, mudança de paredes, aberturas de lugar.

O cliente tem que aprovar o layout para que seja realizada a próxima etapa, o estudo 3D dos ambientes, nesta etapa o projeto ganha cores, texturas além de ser possível entender o mobiliário, projeto de gesso, entre outros detalhes.

Uma vez que o estudo está aprovado, é a vez de começar a parte técnica do projeto, é feito um projeto de obra, com marcação de pontos elétricos, hidráulicos, de iluminação, ar condicionado, gesso, mudança de alvenaria e o que mais for necessário para conseguir chegar ao que foi pensando no projeto. Além da parte de obra é realizado também um detalhamento mobiliário, com todas as medidas e especificações de cada móvel, sendo possível mandar para marcenaria, marmoraria, estofaria, sem medo de sair diferente do que o cliente aprovou na etapa passada.

Passada toda etapa de projetos, muitos acreditam que acabou o papel do arquiteto no projeto, mas ainda tem uma última etapa, muito importante. O acompanhamento de obra, nesta etapa será feito os orçamentos, será feito um acompanhamento em lojas para escolha de revestimentos, papeis de parede, móveis não planejados, entre outros. Além de visitas a obra para ter a certeza de que está tudo sendo executado corretamente.

 

Se ainda ficou alguma dúvida, entre em contato! Acharemos a melhor maneira para ajudar a realizar seu projeto!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page