top of page

DIY - Decoração com Suculentas


Hoje estamos começando uma nova série de artigos: DIY, Do it yourself (faça você mesmo). E neste primeiro artigo trazemos um passo-a-passo para fazer um vaso de suculenta!

As suculentas estão super em alta como objetos decorativos, além disso são lindas e fáceis de cuidar, portanto são ótimas opções para cultivar em casa.

1º Passo


O primeiro passo é escolher um vaso, que pode ser convencional ou algo diferente, inclusive uma xícara ou recipiente que você tem em casa "dando sopa".

Precisamos escolher também uma suculenta, existem muitas espécies diferentes, uma mais linda que a outra!!

2º Passo

O segundo passo é a colocação de uma pedra, para fazer a drenagem da água, já que a suculenta não é uma planta que gosta de água em excesso e esses vasos não possuem uma forma de deixar a água sair.

Se for ficar aparente é bacana trabalhar com um seixo, ou algo que combine com o visual que você busca.. se não for aparecer pode se trabalhar com a brita mesmo.

Neste caso eu misturei as duas pedras, deixando no centro a brita e por fora o seixo marmorizado branco.

Dica: você também pode colocar um pouco de carvão vegetal triturado (desses para churrasqueira) no fundo da xícara antes das pedras – O carvão vegetal elimina odores e ajuda a manter a água que se acumula na parte baixa mais limpa.

3º Passo


Depois é colocada a terra, eu sugiro que quando for comprar a suculenta já compre também um pouco de terra fertilizada. Em seguida, tiramos a suculenta do vasinho e colocamos no vaso, com cuidado! ;)

4º Passo

Por último, completamos de terra, pressionando com a ponta dos dedos para firmar a raiz. Como eu usei o seixo no fundo eu finalizei com a terra, mas é possível colocar o seixo, musgos, cascas de pinus, para enfeitar por cima da terra também!

Dica: Deve-se ater apenas para que não fique nenhuma raiz exposta, pois elas não irão vingar.

Prontinho!!

Outras opções de vasos, uma xícara de sopa onde eu utilizei 3 tipos diferentes de suculenta.

Na foto da direita, um vasinho em forma de caveira de vidro com a composição do mini seixo branco e a terra, este foi comprado pronto na feirinha do largo da ordem, em Curitiba, da Urban Arts.

Cuidados

As suculentas demandam pouca rega e cuidados simples. Deve-se molhar o vaso apenas quando o substrato estiver seco ou molhar as folhas com um pulverizador, cuidando sempre para não exagerar na quantidade de água!

O ideal é deixar os vaos em algum lugar bem ventilado onde bata sol, ou pelo menos deixar elas pegando sol pelo menos um dia na semana, melhor ainda se puder ser com a janela aberta. Suculentas adoram raios solares!

Espero que aproveitem as dicas e criem lindos vasos para enfeitar suas casas!! ;)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page