top of page

Série: Ambientes Pequenos


Lavabo

Provavelmente o menor ambiente da casa, o lavabo precisa ser um espaço funcional, mas nem por isso deve ser básico e sem graça. A limitação de espaço exige maior atenção na inserção de elementos, buscando itens que podem trazer ousadia ao ambiente sem ocupar uma grande área ou, até mesmo, estando incorporados aos revestimentos, louças e metais do cômodo.

Confira 5 dicas para trazer personalidade ao lavabo:

1 – Aposte em revestimentos diferenciados: Diferente dos outros banheiros, os lavabos não são áreas molhadas, o que possibilita o uso de diversas soluções em revestimentos e materiais. Podem ser utilizados os cerâmicos, com muitas opções de texturas e cores, papéis de parede, uma pintura com textura ou, até mesmo, materiais mais delicados, como seixos, por exemplo.

Imagem de um projeto de lavabo com o uso de seixos brancos na parede. (Projeto Ana Johns Arquitetura)

2 – Aproveite bem os espaços:

O posicionamento da pia e do vaso sanitário é muito importante, pois mesmo sendo um espaço pequeno, o lavabo deve ser funcional e confortável. Além disso, utilizar cubas esculpidas no material da própria bancada também permite um ganho de espaço interessante.Para dar ainda mais sensação de amplitude, apostar em espelhos é uma ótima solução.Revestimentos com brilho, como porcelanato ou pedras também causam um efeito parecido.

Foto projeto de lavabo com uso de bancada com a cuba esculpida. (Foto: Carolina Brandl)

3 – Organização é tudo: Manter o ambiente organizado é essencial para ter um espaço bonito e agradável. Desta forma, contar com armários embutidos abaixo da bancada, para eventualmente esconder a tubulação e armazenar os itens de higiene, é recomendado. Quem prefere um ambiente mais clean, pode utilizar uma única prateleira com os itens dispostos em uma bandeja, ou utilizar um baú que combine com o restante da decoração.

Projeto de lavabo com uso de gavetas menores, criando uma prateleira em baixo da bancada. (Foto: Carolina Brandl)

4 – Ilumine somente o necessário: Por se tratar de um espaço pequeno, o lavabo não requer muitos pontos de luz. Somente uma luz geral e um detalhe na área da pia já são suficientes. Neste caso, invista em um pendente, arandela ou spot sob a pia, trazendo mais um ponto de atenção no ambiente.

Projeto de lavabo com uso de pendente na área da bancada. (Projeto Ana Johns Arquitetura)

5 – Finalize uma decoração harmônica: Na composição do lavabo, sempre há espaço para um objeto de decoração. Inserir vegetação, mesmo que seja artificial, traz aconchego ao ambiente. Objetos que conversem com a função do espaço, como espelhos, porta-toalhas, aromatizadores e itens de higiene com embalagens bacanas também podem ser acrescidos à decoração.

Foto lavabo com bandeja decorativa sob a bancada. (Foto: Pinterest)

O lavabo é um ambiente que pode conter uma dose a mais de ousadia. Por ser um espaço pequeno e pouco usado, ele comporta mais atrevimento do que os outros cômodos. Ouse sem medo!

Texto: Andressa Vianna

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page